Trabalhos (clice nas categorias abaixo)

sábado, 25 de setembro de 2010

Polêmica na 29ª Bienal de São Paulo

A 29.ª Bienal de São Paulo, que tráz como título “Há sempre um copo de mar para um homem navegar", foi aberta ao público neste sábado, dia 25, reunindo cerca de 800 obras criadas por 159 artistas.

Dentre as obras que fazem parte do acervo, a série "Inimigos", do artista plástico brasileiro Gil Vicente, que reúne diversas imagens do autor em desenhos feitos com carvão apontando uma arma para líderes e políticos como Lula, Fernando Henrique Cardoso, o ex-preidente G.W. Bush entre outros, causou polêmica e algumas tiveram de sere cobertas até o fim das eleições políticas.

O escritório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo pediu para que a obra fosse retirada da Bienal, por considerar que "não era o momento apropriado" para exibi-la.

"Não sou apolítico, mas é minha forma de expressar minha indignação. O mundo é o que é porque todos os dirigentes políticos roubam. Eu me incomodo que não haja justiça social e continue existindo pessoas miseráveis inclusive nos Estados Unidos e nos países desenvolvidos, onde também existe segregação", disse Gil Vicente à Agência Efe.

Abaixo algumas imagens dos trabalhos de Gil Vicente expostos na Bienal:

Autorretrato matando Lula

 Autorretrato matandoGeorge W. Bush
Auto-retrato matando Bento XVI, 2005,carvão sobre papel, 150 x 200 cm
Autorretrato matando Ahmadinejad, 2010, carvão sobre papel, 200 x150 cm

Um comentário:

  1. É... A atitude da OAB só nos mostra (mais uma vez) que neste país liberdade de expressão é algo que não existe...

    ResponderExcluir