Trabalhos (clice nas categorias abaixo)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

CONTATOS DE 4º GRAU

Mentira tem limite!

Tudo bem que Cinema seja ilusão e fantasia. Porém, daí a mentir descaradamente para a plateia, já se configura num caso de Procon. A farsa acontece no filme Contatos de 4º Grau, que se inicia logo com uma advertência: surge na tela a atriz Milla Jovovich que se apresenta como ela mesma (logo, não vive um personagem neste momento) e explica diretamente para o público que estamos para ver cenas perturbadoras. Isso por que - segundo a atriz - as filmagens foram baseadas no trabalho de pesquisa de uma suposta Dra.Tyler, psiquiatra que viveu e trabalhou numa pequena cidade chamada Nome, no Alaska, e investigou a fundo casos terríveis de abduções alienígenas.

A partir daí, Contatos de 4º Grau mistura cenas ficcionais com cenas (supostamente) reais, filmadas pela Dra. Tyler. Há inclusive vários momentos nos quais a tela é dividida entre cenas ficcionais e “reais” para mostrar ao público o quanto a produção foi fiel ao material “verdadeiro”. O grande problema, porém, é que tudo é mentira. Lançado nos EUA em novembro de 2009, o filme levantou suspeitas e suscitou investigações que rapidamente comprovaram a farsa. Não existe nem nunca existiu nenhuma Dra. Abigail Tyler clinicando no Alaska e os sites sobre suas supostas pesquisas foram todos inventados e colocados no ar pouco tempo antes da estreia do filme, como parte de uma campanha publicitária. E, para piorar, a Universal Pictures, produtora do filme, se recusou a comentar o caso. 
A única verdade em tudo isso é que aconteceram, comprovadamente, casos de pessoas desaparecidas no local. Foram 24 desaparecimentos sem solução nos últimos 40 anos, fato que o FBI atribui ao alcoolismo. Vale lembrar que a maioria dos habitantes da cidade citada no filme é composta por indígenas, muitos deles com dificuldades de adaptação à civilização branca. Todo o resto é pura ficção. 

Crítica completa no link: http://cinema.cineclick.uol.com.br/criticas/ficha/filme/contatos-de-4-grau/id/2355

Nenhum comentário:

Postar um comentário