Trabalhos (clice nas categorias abaixo)

terça-feira, 6 de abril de 2010

A VERDADEIRA FACE DE JESUS?

Especialistas recriam 'rosto de Jesus' a partir do Santo Sudário

Especialistas em computação gráfica usaram técnicas modernas de criação de imagens de 3D para recompor a imagem da face retratada no Santo Sudário, que muitos acreditam ser o rosto de Jesus Cristo.

A experiência foi feita especialmente para o documentário de TV "The Real Face of Jesus?" ("O rosto real de Jesus?"), do History Channel.

A projeção tridimensional do rosto do Sudário. (Foto: History Channel/cortesia )

 
Projeção virtual do corpo marcado no Sudário. (Foto: History Channel/cortesia)

Os artistas tiveram acesso ao Santo Sudário, uma peça de linho que muitos cristãos acreditam ter sido usada para cobrir o corpo de Jesus após a crucificação. Sua autenticidade é debatida há anos por cientistas. O tecido traz uma imagem fantasmagórica do corpo de um homem que foi crucificado.

O artista de computação gráfica Ray Downing, que participou do projeto, é o mesmo que recriou em 3D o rosto do ex-presidente americano Abraham Lincoln, usando mais de cem fotos.

De acordo com Downing e com John Jackson, físico da universidade americana do Colorado que estuda o Santo Sudário desde 1978, a relíquia é singular, pois ela contém dados em três dimensões sobre o corpo da pessoa que foi enterrada.

Isso acontece porque o Santo Sudário foi enrolado em todo o corpo, em vez de apenas cobrir a face.

"A presença de dados em três dimensões é bastante inesperada e também é única", diz Downing. "É como se a imagem contivesse um manual de instruções sobre como se construir uma escultura."

O Santo Sudário, que pertence ao Vaticano, fica guardado na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim, na Itália.

Entre os dias 10 de abril e 23 de maio, a Catedral de São João Batista, em Turim, fará uma rara exibição pública da relíquia, que, acredita-se, deve atrair milhões de pessoas.

O papa Bento XVI fará uma visita ao local no dia 2 de maio. A última exibição pública do Santo Sudário foi há dez anos.

Sequência da  modelação do ' rosto de Jesus' a patir do sudário. (Fotos: History Channel)

Matéria da BBC Brasil, disponível em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/04/100401_rosto_jesus_dg.shtml

15 comentários:

  1. sera que e´mesmo?? como vcs sabem porque ele morreu mais ressucitou ao terceiro dia!!!!????

    ResponderExcluir
  2. ah ta li e vcs falam que por um pano !!!! ahhh sei la !!! so jesus mesmo pra saber!!

    ResponderExcluir
  3. mas quem disse que jesus era branco?
    de acordo com o local, ele teria outros traços

    ResponderExcluir
  4. tenho minhas duvidas jesus ressucitou o corpo dele sumiu ninguem viu e o pano ficou lá intacto não pode ser vcs não sabem e se for outro cara qualquer e o que o papa tem a ver com isso todos os que crem no cristo sabem que o papa é uma fraudi ele faz parte dos iluminatis os maçonicos é a mesma cordia querendo a paz mundial é prontos para diminuir a populaçao do mundo ta tudo ai é só pesquisar o fim esta perto gente abrão os olhos para a verdade que é jesus cristo somente ele pode te salvar amem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo , papa é uma fraude e o vaticano é um templo maçonico

      Excluir
    2. Também concordo,Deus é inteligente jamais deixaria vestigios de como seria a face de seu filho.

      Excluir
  5. quando a imagem criada pelo history abriu os olhos foi chocante nossa deu um frio na barriga acredito mesmo que a verdadeira face de jesus cristo tenha sido mesmo assim, porém devido as condições do clima e do povo talvez fosse de pele mais escura mas daquele geito mesmo PARABÉNS a ciência por revelar essa foto partir de um tecido velho

    ResponderExcluir
  6. A grande questão é que a imagem do sudário só pode ser feita com fatias de luz (Só assim chegaram ao resultado na pesquisa!) Na época não havia tecnologia para tal fato... Essa luz foi então gerada pelo corpo. Talvez por uma imensa energia na hora da ressurreição ou mesmo um teletransporte! Não é loucura! Afinal... Estamos falando do Messias! Tentem ver a reportagem no You Tube! Fiquem com O Eterno Criador, nosso Pai!

    ResponderExcluir
  7. acredito em uma imagem que nao existe,porq a propria biblia sita que nao se deve adorar imagem alguma que dira um pana deus pai de jesus jamais deixaria quaisquer imagem ou objeto de adoraçaom e sim so lembrança e adoraçao pelo criador respeito e amor uns aos outros so isso q ele queria e o povo nao entende é por adoraçao a objetos que o povo estaperdido se o fim está procimo isto é só o comeso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1° A imagem não foi feita com fins de adoração e sim pela curiosidade dos cristãos em saber como era o verdadeiro feitio de Cristo.
      2° A mesma bíblia que condena a adoração de imagens diz que Deus ordenou que na beira da arca fosse esculpido dois anjos em ouro.. a própria arca foi idolatrada.

      Excluir
  8. boas palavras, mas JESUS tbém disse bem aventurados aqueles que acreditam no que ñ veem.
    Assim disse o nosso REI.

    ResponderExcluir
  9. Achei da pesada!
    Os caras fizeram um baita trabalho e definitivamente, nada na terra tem tanto poder de juntar ciência e religião como o Santo sudário.
    Mesmo que muitos desacreditem, ainda sim terão que aceitar a idéia de que a gravura no sudário é muito avançada até para os dias de hoje e que ninguém naquela época teria tamanha tecnica para pintar algo assim e por isso os cientistas descartaram a hipótese de ser uma pintura e afirmam que essa gravura só poderia ter sido feita por algum tipo de radiação, porém não existe aparelho na terra capaz de fazer isso, o que levou os ciêntistas pela 1° vez a acreditarem que um evento paranormal, com muita força pode ter realmente acontecido onde aquele corpo estava sepultado, ou sejá, é de se pensar realmente.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom mesmo, parabens ao pessoal da equipe do Ray Downing, pelo excelente trabalho, pois não deve ser facil mesmo,recriar o rosto do Rabi á partir de impressões de radiação do Sudário, que é o que realmente contem marcas de radiação,pois o corpo do Rabi não foi encontrado porque extinguiu realmente, foi acelerado o processo de decomposição, porque se fosse ao contrário como provar sua ressurreição ?
    E quanto a fisionomia do Rabi que algumas pessoas criticam, pois não parece com uma pessoa da época, eu sou da seguinte opinião,não era para ser mesmo porque a maioria das pessoas da época principalmente os homens tinha no máximo 1,65 de altura, enquanto o Rabi tinha 1,81 acorda gente !!!! ele é o Cristo tinha que ser diferenciado dos demais...

    ResponderExcluir
  11. Independente de esse ser o rosto fiel de Jesus, o Cristo, meus aplausos aos homens da ciência por mais esse trabalho. Prova que no ser humano existe uma centelha divina capaz de produzir coisas extraordinárias... embora muitos se amarrem na idolatria de personalidades, não acreditando em si mesmos e não enxergando aquilo que reza o salmo 8.6: "E o fizeste pouco menos do que um deus (elohim, anjo), coroando-o de glória e beleza." Pois assim é Jesus, e assim é o homem, criação de Deus.

    ResponderExcluir