Artista coloca escultura sobre iceberg que derrete no Ártico
UUMMANNAQ, Groelândia (Reuters) - Um artista holandês colocou na última sexta-feira (19/03) duas esculturas grandes sobre um iceberg na Groelândia, a fim de chamar a atenção para a questão da mudança climática.
O artista Ap Verheggen (45 anos) construiu as esculturas de metal curvado, representando um trenó puxado por cães, para destacar o impacto do aquecimento sobre o povo inuit (esquimós), que sofre para se deslocar sobre camadas de gelo cada vez mais finas.
...............................................................................
"O mar não congela, as pessoas não podem mais confiar na natureza", disse Verheggen antes que as esculturas de cinco metros fossem colocadas de helicóptero no iceberg. ..............................................................................
"Como artista, vejo como uma espécie de missão conscientizar o povo do que está acontecendo por aqui", afirmou.
..............................................................................
A quantidade de gelo marinho está diminuindo rapidamente, prejudicando muitos ecossistemas e muitos animais que dependem do gelo marinho para sua sobrevivência, também as pessoas que vivem no Ártico. ..............................................................................
Verheggen disse ter construído duas esculturas para refletir a tradição inuit de sempre levar um companheiro em jornadas para o desconhecido. "Quando os inuits viajam para um destino desconhecido, sempre vão em duplas. Aonde este iceberg está indo e quando a viagem acabar - quem sabe? Portanto são duas."
............................................................................
O vídeo do degelo com a obra pode ser conferido no site do projeto: www.coolemotion.org
............................................................................
Notícia extraída de: www.yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário